Quem sou eu

Minha foto
Nasci na capital de São Paulo. Atualmente moro em Jaciara/MT. Sou professora formada pela UFMT em Pedagogia. Gosto muito de estudar e adquirir novos conhecimentos. Sou fã da tecnologia. Procuro sempre estar atenta aos novos lançamentos. No momento não estou em sala de aula. Desempenho funções de coordenação na SME. Tenho aprendido muita coisa por onde passo. É uma caminhada constante em busca de novos conhecimentos.

domingo, 6 de maio de 2012

"O currículo e suas características com a tecnologia a serviço da educação"

Para que serve uma escola? Que sentido existe em nos organizarmos socialmente para convivermos horas, dias, meses e anos em um ambiente escolar? Qual a relação entre o vivido na escola e o cotidiano das pessoas? O que faz da escola um "espaço-tempo" polêmico entre os que crêem e os que descrêem da sua relevância social? Nos meios acadêmicos já se tornou senso comum o fato de que a escola não muda o mundo, a escola muda com o mundo. Porém, não é preciso ir longe para saber que as experiências escolares mudam as pessoas e que as pessoas são capazes de mudar o mundo. O currículo escolar se constitui e se institui no conflitante campo dos debates que intencionam compreender os diversos "fazeres" e "pensares" que repercutem no interior da escola. A partir dessa compreensão, pode-se dizer que o currículo imprime uma identidade à escola e aos que dela participam. Permite, ainda, perceber que o conhecimento trabalhado no ambiente escolar extrapola os limites de seus muros. As chamadas Tecnologias de Comunicação e Informação (TCI) não podem ser tratadas como mais uma disciplina da “grade curricular” . É  imperioso que a escola (educadores, alunos, pais, gestores...) as percebam como meios que trazem para o universo cultural novas formas de expressão, de representação e comunicação do conhecimento e implicam novas relações com a leitura e com a escrita.  As TICs implicam também novas formas de produção em todas as áreas do conhecimento. Para tanto, inovar o currículo, inserindo as tecnologias no contexto escolar é algo primordial para a construção de uma educação que acompanhe toda essa mudança.