Quem sou eu

Minha foto
Nasci na capital de São Paulo. Atualmente moro em Jaciara/MT. Sou professora formada pela UFMT em Pedagogia. Gosto muito de estudar e adquirir novos conhecimentos. Sou fã da tecnologia. Procuro sempre estar atenta aos novos lançamentos. No momento não estou em sala de aula. Desempenho funções de coordenação na SME. Tenho aprendido muita coisa por onde passo. É uma caminhada constante em busca de novos conhecimentos.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Histórico Local do UCA

Em meados de 2007, através da UNDIME, o município de Jaciara foi contemplado para selecionar uma de suas escolas por meio da Secretaria Municipal de Educação, para desenvolver o Projeto UCA - Um Computador por Aluno. A Escola Municipal Magda Ivana foi a eleita porque, atendia os critérios estabelecidos pelo Programa. Foi feita a adesão e aguardava-se a chegada dos laptops. Enquanto não chegavam os laptops, a escola foi se reestruturando, adequando salas, ambientes, melhorando a rede elétrica, comprando armários para recebimento, armazenamento e carregamento das máquinas. Em junho de 2010, foram entregues 511 laptops diretamente na escola. Direção e professores foram orientados pela SME e CEFAPRO/Rondonópolis que aguardassem a formação para começar utilizar os laptops. Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2010 vieram os professores Heliete M.C. Moreno e Danilo Garcia da Silva, ambos da UFMT, para começar a formação que se compõe de 5 módulos. O I módulo - Recursos da máquina, aconteceu nos dias acima citados. Em 05/02/2011 ocorreu a segunda formação com o módulo Web 2.0. Ainda em maio do mesmo ano houve outra visita do Profº. Danilo, para acompanhar os trabalhos.Nos dias 27 e 28/06/2011 inicia-se o terceiro módulo do curso: "Formação na Escola-Professor". Durante o período do curso, os professores já introduziram os laptops em sala de aula. Reunem-se na hora pedagógica para realizar as atividades do curso e preparar suas aulas. As maiores dificuldades encontradas são: adequação do tempo na escola, domínio do laptop, problemas com instabilidade da internet. Os alunos por sua vez, são ansiosos e curiosos ao manusear esse novo recurso em sala de aula. Foram introduzidas atividades novas, como por exemplo, a criação de blogs, de e-mails e outras.